sábado, 21 de novembro de 2015

HOMENAGEM DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ À AQUIletras NO DIA DA LITERATURA CEARENSE





A Academia de Letras, Ciências e Artes, de Quixeramobim, tem demonstrado um desempenho incomum, eu diria até extraordinário, pois além de uma audiência inesperada ao seu Blog, vem despertando intenso interesse da população, como aquela atenção às fotos da (bela) Assembleia de instalação, quando cerca de 500 a 600 pessoas acessaram a minha página no Facebook. Nosso Blog, na última avaliação que vi (há uns dez dias ou mais), tinha sido acessado por 1.319 pessoas. No momento, esse número deve ter subido consideravelmente, sem dúvida.

               Fico a me perguntar: Quixeramobim foi e será uma terra especial, capaz de coisas incomuns, como aquela assembleia de 9 de janeiro de 1824, em que, assustadoramente, proclamou a república (brasileira) sessenta e cinco anos antes de Deodoro da Fonseca (1889)?

               Não sou bairrista - ou nacionalista - coisas que abomino, e não quero puxar a brasa para a sardinha de nossa terra. Mas a bem da verdade, naquele momento Quixeramobim foi palco de um acontecimento memorável, liderado pelo brilhando Padre Mororó, que então residia na cidade 'Coração do Ceará'. Não é opinião minha, mas dos historiadores. E por isso, fico a imaginar coisas, vendo uma academia tão jovem (e ainda tão pobre), ser homenageada pela Assembleia Legislativa do Estado.

               Não posso deixar de mencionar a atenção (não financeira) que temos tido das autoridades, especialmente do senhor Presidente da Câmara, Everardo Júnior, que semana passada nos prometeu ampliar o espaço que usamos para as nossas reuniões, e melhorar as condições, com climatização, naquele prédio que tanto amo, riquíssimo em reminiscências históricas, de Quixeramobim e mesmo do Ceará (sede histórica da Câmara, à Rua Cônego Pinto de Mendonça, nº 60 - Praça da Matriz). 

               Sinto-me honrado em trabalhar - com afinco - pela nossa Academia, considerando-o um dos últimos projetos (públicos, digamos assim) de minha vida, e sei que isso trará benefícios, educativos, culturais, artísticos e literários, para a nossa terra e nossa população, essa gente sofrida, mas culturalmente tão rica.

               Nossa Academia - é importante frisar - é diferente de todas as que conheço mundo afora. Foi extremamente interessante ter sido ampliada, de 'Letras', apenas, para abranger também 'Ciências e Artes' (proposta do Bruno Paulino, devo lembrar). Tornou-se mais rica, mais interessante, e certamente mais útil à população.

               Estamos tocando, embora sem recursos, alguns projetos que deverão revestir-se de utilidade para a população, e sem dúvida vão dar o que falar. Por exemplo, está em andamento o "Quixeramobim Antigo", reunindo imagens de pessoas e prédios de outros tempos. Já temos um acervo razoável, que está sendo escaneado pelo Elistênio (Alves - funcionário da Campo Maior) devendo depois os originais doados ficarem, provisoriamente, sob a guarda do Carlos Alberto Carneiro (até que a Academia possua uma sede satisfatória). Vale lembrar que as fotos não precisam necessariamente ser doadas à Academia. Uma vez escaneadas, serão devolvidas aos seus donos. A ideia é transformar isso futuramente numa publicação, na qual poderemos mencionar os nomes dos proprietários.

               Outro projeto é o "Nossa Água, Ontem, Hoje e Amanhã". Pretendemos realizar um simpósio, reunindo as principais instituições estaduais ligadas ao problema. Já visitei a FUNCEME, a Secretaria de Recursos Hídricos e a COGERH, e todas se mostraram receptivas (mais do que eu esperava). A ideia é discutirmos a possibilidade de implantação do reuso da água em Quixeramobim, uma iniciativa pioneira no estado, que poderá contribuir significativamente, se implantada, para solução do - enorme - problema da água na cidade.

João Bosco Fernandes Mendes
Presidente da AQUIletras, Academia Quixeramobiense
de Letras, Ciências e Artes





Nenhum comentário:

Postar um comentário